Mensagem da rede no dia 22/01
Pastor da Rede de Jovens da IPV - Voldac
Não adianta ter plano de vôo se não sabe pilotar!!
Você pode saber a origem, o destino da viajem; saber as altitudes que precisa estar para fugir das turbulências; para não se chocar com outros aviões. Pode conhecer todas as rotas de fulga contra acidentes. Você pode até saber para que serve cada botão e alavanca do avião, mas se não aprender a usar tudo isso para conduzir o avião numa viajem segura até o destino, não vai nem sair do chão.
Agora é mais fácil: E dirigir carro? Quem sabe?
É a mesma coisa! Pode saber o destino, o caminho, pode saber pra que serve cada pedal e cada alavanca do carro, mas se não aprender de verdade a dirigir, o lugar mais longe que conseguirá ir, será o próximo poste. “Tomara que seja de borracha!”
Deus nos convida a sermos exímios pilotos.
Quem é bom piloto, sabe se conduzir ao destino com segurança, e sabe também levar outros consigo.
Quem é bom piloto, sabe enfrentar as turbulências com tranqüilidade.
O que é preciso para ser um bom piloto?
Filipenses 4: 4 a 9 Diz:
“Alegrem-se no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se ! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Ponham em prática tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim. E o Deus da Paz estará com vocês.”
Quando aprendemos a pilotar, avião, carro ou moto, somos orientados pelo instrutor sobre algumas regras básicas e fundamentais na condução do veículo.
Nos ensina qual pedal pisar primeiro. Quando soltar o outro. Nos ensina o momento de dar seta para informar a direção que vamos.Nos ensina a importância de observar os outros veículos, enfim, somos ensinados a pilotar, para que consigamos chegar aos nossos destinos sem acidentes de percurso.
O apóstolo Paulo no dá estas mesmas orientações, para pilotarmos o nosso aviãozinho que é a nossa vida.
Todos queremos chegar. Todos queremos ir até o final da viajem sem que haja atropelos, ou acidentes que nos impeçam de chegar ao nosso destino.
Esse texto é fantástico. Primeiro, Paulo diz que precisamos nos alegrar sempre no Senhor. E Repetiu: Alegrem-se!!!!
Isso significa que devemos viver agradecidos por tudo que Ele tem feito por nós e nunca murmurando. A Alegria no Senhor é a demonstração de que realmente confiamos no seu amor. Pois sabemos que Ele faz o melhor por nós, e não há nada superior a isso.
Portanto, sejam alegres no Senhor. Deixem que o Senhor seja a sua alegria e seja o seu porto seguro.
Depois Paulo diz no v.5: “Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos”.
- Isso significa, que precisamos pagar as pessoas sempre com amor, com o bem, nunca com o mau. E vai mais além:
- Significa que eu preciso fazer ao meu próximo somente o que gostaria que fizessem a mim.
- Significa também, que preciso ser educado com as pessoas. Pronto a servir e fazer o meu melhor para ela.
- Significa que preciso ser obediente a Deus e aos meus líderes.
Agora no versículo 6 vem o grande segredo para eu ser um bom piloto:
“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus”.
Você já viu um motorista desesperado? Nervoso? Ansioso?
Só faz besteira no trânsito. É apavorado, qualquer coisinha mete o pé no freio. Fica nervoso, xinga os outros. E muito provavelmente não vai chegar sempre ao seu destino.
Assim somos muitas vezes em nossas vidas. Ficamos ansiosos por alguma dificuldade. Focamos na situação. Não olhamos para frente nem para os lados e nos esquecemos que não existe problema sem solução pra Deus. Deus pode resolver qualquer situação. Mas para isso, precisamos fazer o que Paulo disse:
“...mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus”.
Somente confiando no poder de Deus e no seu amor, é que seremos diferentes no agir, no falar; nos relacionamentos com nossos amigos.
Mas o apóstolo Paulo não para por aí. Ele fala também que pra sermos bons pilotos de nossa vida, precisamos ter como princípios de vida tudo o que for verdadeiro, nobre, correto, puro, amável, de boa fama e tudo o que for excelente ou digno.
Isso fala do nosso caráter com cristãos e ninguém pode conseguir isso, sem buscar a Deus e se encher do Espírito Santo. Ninguém consegue manter esses princípios em suas vidas sem colocá-los em prática.
Quer ser um bom piloto, que não tenha nada do que se envergonhar. Que consiga conduzir a sua vida de acordo com o Plano de Vôo de Deus levando outras pessoas através do seu testemunho, do seu comportamento?
Alegre-se no Senhor! Deleite-se Nele, e Ele atenderá os desejos do seu coração (salmos 37:4).Desejos de paz e de felicidade. Desejos de amor e de prosperidade.
Desejos que Deus colocou em seu coração, para viver como adorador e servo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário