16/02/2011

VOCÊ JÁ DEU UMA HONRADINHA HOJE?

Êxodo 20:12

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.

 

Deuteronômio 5:16

Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus.

Provérbios 23:22

Ouve teu pai, que te gerou, e não desprezes tua mãe, quando vier a envelhecer.

Pai e mãe. Como são preciosos.
É claro que os pais são falhos como qualquer ser humano. Mas Deus tem um cuidado especial pelos pais.
Repetidamente Ele nos manda honrá-los.
È interessante, que Ele não manda honrar só os pais que os filhos consideram bons. Ele dá uma ordem expressa para que todos os pais sejam honrados e faz uma promessa pra quem honra.
Mas o que é honrar?
Amar; respeitar; obedecer; tratar com paciência na hora da velhice. Isso é o que geralmente nós pensamos. Mas honrar, vai muito além disso:
Em Provérbios 23: 24diz:

“Grandemente se regozijará o pai do justo, e o que gerar um sábio, se alegrará nele.”

Deus é maravilhoso, e nos ensina como honrar nossos pais.
Honrar significa gerar alegria no coração deles, através das nossas atitudes não somente diretamente a eles, mas através daquilo que nos tornamos como pessoas.

Eu particularmente tenho um “orgulho santo”  do meu pai. Toda vez que digo pra alguém que conhece meu pai, que sou filho dele, as pessoas sempre vem com uma exclamação de elogio sobre ele. Tenho certeza, que através de sua vida, ele honra o meu avô.

Honrar, significa trazer alegria através daquilo o que você se tornou.

Honesto – santo – comprometido – correto – simpático – alegre – sábio – manso – humilde – obediente, etc.

Mas precisamos traduzir isso na prática, pois precisamos mais do que saber fazer. Precisamos fazer.

No dia a dia a coisa se torna mais difícil, pois na hora do calor das discussões, muitas vezes nos tornamos imunes ao sentimento de amor que temos pelos nossos pais. Agir somente pela emoção é um grande perigo, pois a cada momento temos sentimentos diferentes. As emoções são variáveis.
No dia a dia, para honrar nossos pais, precisamos nestes momentos, agir com a razão, nos lembrando o que a palavra nos ensina sobre esse relacionamento tão valorizado pelo Senhor.
Quando agimos pela emoção corremos grandes riscos de pecar contra nossos pais e contra Deus, desobedecendo a sua palavra, que nos manda ser obedientes a eles, e desonrando a quem mais nos ama neste mundo.
Talvez você pense por alguma razão que não é amado por seus pais. Talvez, eles não façam sempre a sua vontade. Talvez eles sejam muito críticos, e isso o faz pensar que não é querido.
Tudo isso é muito natural. Você faz coisas que irritam os seus pais, seus pais irritados com você, acabam fazendo alguma coisa que o machuca também.
O interessante, é que a gente sempre acha, que são os outros é que tem que ter a iniciativa pra consertar as relações trincadas. Mas já dizia uma antiga canção:
“ A começar em mim, quebra corações pra que sejamos todos um como tu é em nós.”
Em Mateus 18:15 diz:
Se teu irmão pecar contra você, vá e a sós com ele, mostra-lhe o erro. Se  ouvir, você ganhou seu irmão;
A iniciativa é nossa. Somos nós e não os outros que precisam buscar a reconciliação.
Se você acha que seus pais tem errado com você faça o seguinte:

1º - Ore a Deus pra abrir primeiro o seu entendimento; peça também que Deus tire todo ressentimento do seu coração;
2º - Ore para que Deus abra o coração e o entendimento dos seus pais, para que eles possam realmente entender e compreender o que você está dizendo e aceitar a sua proposta de mudança;
3º - Com amor, respeito e sem ressentimentos, procure seus pais e peça-lhes pra lhe dar algum tempo de atenção. Peça-lhes também que não o interrompa até que você tenha terminado de falar o que precisa;
4º - Depois deixe que seus pais falem e os ouça com o coração aberto, pois as mudanças são sempre necessárias de ambas as partes.
Toda mudança é um processo. Nós precisamos de tempo para assimilar as mudanças.
Mudar hábitos requer paciência e compreensão de ambas as partes.
Mas é necessário sempre começar por você. Por isso, se observe. Analise o seu comportamento com seus pais. Saiba que assim como você trata seus pais, assim você tratará seu esposo ou esposa.

Você já deu uma honradinha hoje?!
Honre seus pais com o seu amor e obediência. Isso trará prosperidade a você em todas as áreas.
Ev.Eder Soares
Pastor da Juventude IPV


Nenhum comentário:

Postar um comentário