01/03/2011


A CASCA DA LARANJA

Romanos 7 : 14 a 25
... “Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo”...

A casca da laranja tem a sua finalidade: Proteger o conteúdo; não deixar que nada alcance o conteúdo.
Para isso a casca da laranja possui um ácido para espantar possíveis intrusos. Para saborear o doce dos favos da laranja precisamos retirar a casca.
Quero fazer um paralelo aqui. A casca e o pecado.
Nós como pecadores cometemos pecados com pluralidade. Esses pecados nos impedem de usufruir da doçura de Jesus, assim como a casca da laranja impede que provemos o doce sabor da laranja.
Mas que pecados são esses que criam essa carapaça ácida que não nos permite viver a plenitude do amor que Jesus tem para nós?

Pecados como: Mentira; orgulho; vaidade; egoísmo; “O não me toque”; “O coitadinho de mim”; A falta de santidade no namoro

São esses os mais comuns e que mais nos distanciam da presença de Deus . E os que cometemos muitas vezes sem perceber. É natural em nossas vidas, assim como a casca da laranja é natural.
Descascar as nossas vidas de tudo isso, é um ato de coragem e força. Mas para fazer isso, primeiro precisamos de:

  1. Reconhecer que somos fracos (temos muita acidez natural em nosso caráter)
  2. Reconhecer que precisamos de ajuda (precisamos de uma faca espiritual, para retirar tudo o que nos impede de chegar a doçura de Jesus;
  3. Nos esforçar para deixar o Espírito Santo trabalhar em nosso caráter, lutando contra nossa natureza pecaminosa.
Tenho visto muitos jovens cambaleando por aí. Tem momentos de estabilidade, mas sempre declinam diante do pecado. Um hora estão felizes, assíduos nas reuniões da igreja; em outro momento se afastam, se perdem. Depois voltam arrependidos, destroçados, precisando de amparo, consolação e perdão.
Não foi pra levar uma vida assim que Deus nos criou. Ele criou para vivermos com ele, em intimidade e amor.
Ontem, eu ouvi o Pr. Márcio Valadão dizer o seguinte: O relacionamento com Deus traz intimidade, a intimidade traz santidade e a santidade traz autoridade e a autoridade as conquistas.
Jovens que querem fazer o contrário vivem na superfície da laranja. Só experimentam a acidez da vida. Estão sempre em sofrimento. Parecem que nada dá certo. Pois querem conquistar para ter autoridade; querem autoridade pra ter santidade; querem santidade para ter intimidade e intimidade para ter relacionamento com Deus.
Deus nos chama hoje para o melhor da laranja. Onde os deliciosos favos de amor se encontram. Onde os gomos da santidade nos levam a autoridade e as conquistas.

Você quer o melhor de Deus ou quer somente a casca da laranja?



Ev. Eder Soares
Pastor da Juventude IPV

Nenhum comentário:

Postar um comentário