01/06/2012

Nua ou sem lar?


















por Luis Fernando Xavier

Na minha infância muitas coisas me deixavam intrigado, mas como eu nunca fui do tipo que quer descobrir o “por quê” e o “como” de tudo, não tenho muitas respostas pra dar. Como, por exemplo, o que acontece se a tartaruga perde o seu casco: Ela fica nua ou perde o seu lar?
Você já viu uma tartaruga sem casco?

Alguém fez essa pergunta recentemente, sobre o que acontece se ela perde o casco, e eu naquele instante enxerguei algo novo sobre Deus. Sobre mim. E foi fantástico.

O casco da tartaruga não é belo ou surpreendente como as asas de uma borboleta, ele segue estranhos padrões geométricos e cromáticos que parecem entediantes. Mas são resistentes o suficiente para aguentar os pés de uma pessoa.

A tartaruga é um animal lento, sempre foi vencida pelo coelho e também tímida. Você se aproxima e ela se esconde dentro de seu casco – o casco parece cobrir suas partes que não são tão atraentes e ele é resistente o suficiente para oferecer abrigo, refúgio, calor. Sem o casco ela está frágil e exposta, não conseguiria aguentar os pés de nenhuma criança curiosa que insiste em tirar fotos em cima dela. Eu mesmo já tirei várias!

Não estamos falando aqui sobre biologia. Não é este meu objetivo. Estamos falando da presença de Deus e do nosso profundo anseio por ela.

Hoje de manhã me lembrei de como, entre todas as coisas que importam, a que realmente importa é Sua presença pulsando dentro de mim. Sem meu trabalho, minha Igreja, meus amigos, minha namorada... É tudo mais difícil e complicado. Mas sem a Sua presença nada é possível. Eu posso sentir paz em meio ao caos apenas porque durante o vento me escondo dentro de Sua casca.

Sem ela eu estou exposto. Só Ele me conhece por completo e sabe o que há dentro de mim – as pessoas não conseguem enxergar nada além dos meus braços e pernas. Ele me enxerga em todos os detalhes e continua me acolhendo. Dia após dia.

Sem Ele eu estou nu e sem um lar.

Talvez você chegou até aqui e está sem um lar, as pessoas te olham de maneira estranha e você não tem nada tampando a sua nudez. Eu quero te dizer que ainda dá tempo de voltar, de encontrar abrigo na presença dEle.

Eu já estive onde você está e consegui achar de volta o caminho para o lar.

“Estou convencido de que nada poderá nos separar do seu amor: nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem principados, nem potestades, nem o presente nem o futuro, nem um lugar bem alto no céu, ou nas profundezas do mar, nem qualquer outra coisa será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, o nosso Senhor” – Paulo no livro de Romanos, capítulo 8, versículos 38 e 39.

Nenhum comentário:

Postar um comentário