07/11/2011

PERDOAR: libertar e ser liberto

"E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados?" Lucas 7:49


Para uma vida espiritual saudável, é de extrema importância perdoarmos àqueles que nos ofendem e, na Bíblia, temos várias instruções a respeito disso. Em Mateus 18.22, o próprio Senhor Jesus nos instrui a perdoarmos, em um único dia, 70 vezes sete e 2Coríntios 2.10 diz que devemos liberar o perdão para não sermos vencidos por Satanás. Quem acredita que apenas Deus pode perdoar, está enganado: uma vez que devemos ser imitadores de Cristo (Mt 11.29) e Cristo perdoa os pecados, também devemos fazer isso.


Mas, afinal de contas, como eu descubro se realmente perdoei a quem me fez mal? E, mais importante, o que é perdoar? Segundo o dicionário Michaelis, perdão é a "remissão de uma culpa, dívida ou pena". Para ficar ainda mais claro, remir significa - conforme o mesmo dicionário - "isentar, livrar". Então, perdoar é não mais fazer com que a pessoa que lhe fez mal pague pela atitude que teve.



Você pode pensar que é fácil dizer para deixar para lá o que aconteceu, uma vez que não fui eu a pessoa a quem dirigiram o mal. Mas tratar bem quem só nos faz o bem é muito fácil, não é verdade?! Não provamos que somos novas criaturas ao dizer palavras doces àqueles que fazem o mesmo conosco ou em ajudar apenas os que nos ajudam.

Algumas vezes, o inimigo pode tentar usar quem você mais ama para lhe ofender, a fim de plantar uma raiz de amargura em seu coração e lhe tirar do caminho da sua bênção. Não permita que isso aconteça. Se sua alma estiver cheia de decepção, rancor e alimentando coisas negativas a respeito de quem lhe feriu, ore a Deus e determine sua libertação.

Penalizar uma pessoa por algo ruim que ela lhe fez não significa apenas "devolver na mesma moeda". Em muitos casos, a indiferença - ou a frieza, ou a humilhação, ou fazer a pessoa se lembrar o tempo todo do que lhe fez - pode ser a pior das vinganças. Não deixe essa porta aberta para o mal entrar em sua vida. Perdoe de todo o coração, pois se o próprio Deus nos perdoa, quem somos nós para fazer o contrário?

Raphaela Ramos.
Loucos por Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário