16/12/2011

Maria-vai-com-as-outras... em: Amizade


Amizades são uma parte importante da nossa vida. Desde a criação do primeiro casal, Deus mostrou a necessidade do companheirismo na vida humana em famílias, igrejas e comunidades criamos laços de amizade. Precisamos compartilhar a vida com outras pessoas.
    
Quem tem um grande amigo sabe como é! A amizade traz benefícios até a nossa saúde. De acordo com a Harvard School, quando seu amigo está contente, por exemplo, a chance de você começar a rir à toa é de 60%.
    
Mas é preciso estar sempre atento às suas companhias. Apesar de sabermos que nenhuma pessoa fica bem o tempo todo e que os amigos de verdade nos trazem apoio e conforto em momentos difíceis alguns problemas acontecem porque assim como o bom humor, a depressão também contagia. Existem pessoas mais ou menos vulneráveis às influências. A maturidade emocional é decisiva nessa hora. Pessoas que tem muita dificuldade para lidar com dores e frustrações são mais suscetíveis.

Na Bíblia, Deus nos orienta sobre amizades. Ele fala do valor dos bons amigos e adverte-nos sobre os perigos dos companheiros errados. Ele oferece instrução e apresenta exemplos que nos ensinam.

Instruções sobre amizades
    
A Palavra de Deus nos orienta sobre a escolha e o tratamento dos nossos amigos. Amigos têm muita influência em nossas vidas: "O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar" (Pv. 12:26). Por este motivo, a escolha de companheiros é um assunto de grande importância: "Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau" (Pv. 13:20). Nossas escolhas não envolvem apenas pessoas, mas decidem a nossa direção na vida e na eternidade. Tiago frisou bem este fato quando perguntou: "Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" (Tg. 4:4). 
    
É fácil escolher mal. Muitas pessoas que não amam a Deus e não respeitam a palavra dele nos oferecem a sua amizade. Podemos influenciar tais pessoas pela nossa fé e o exemplo de uma vida reta. O próprio Jesus fez questão de ter contato com estes, oferecendo-lhes a palavra eterna da salvação (Lc. 15:1; Mt. 9:10-13). O perigo vem quando não confessamos a nossa fé no meio de uma geração perversa (Mc. 8:38) - Seus amigos sabem que você é cristã?! - Ao invés de conduzir outros a Cristo, deixamos as más influências nos corromperem.
    
Algumas pessoas querem nos induzir a pecar contra Deus. "Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não o consintas. Se disserem: Vem conosco, embosquemo-nos para derramar sangue, espreitemos, ainda que sem motivo, os inocentes; traguemo-los vivos, como o abismo, e inteiros, como os que descem à cova; acharemos toda sorte de bens preciosos, encheremos de despojos a nossa casa; lança a tua sorte entre nós; teremos uma só bolsa. Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés; porque os seus pés correm para o mal e se apressam a derramar sangue". 
     
Algumas amizades precisam ser totalmente evitadas:"Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" (Sl. 1:1). Quando outros querem nos conduzir ao erro, precisamos sair correndo: "Foge da presença do homem insensato, porque nele não divisarás lábios de conhecimento. A sabedoria do prudente é entender o seu próprio caminho, mas a estultícia dos insensatos é enganadora. Os loucos zombam do pecado, mas entre os retos há boa vontade" (Pv. 14:7-9).
     
Alguns dos amigos mais perigosos são aqueles que sempre concordam conosco, apoiando-nos mesmo nas coisas erradas. "Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato" (Ec. 7:5). O amigo verdadeiro nos corrige, e a pessoa sábia procura ter amigos com coragem e convicção para a repreender quando for necessário. Por outro lado, o insensato evita pessoas que corrigem e criticam, procurando aprovação acima de sabedoria. "O escarnecedor não ama àquele que o repreende, nem se chegará para os sábios... O coração sábio procura o conhecimento, mas a boca dos insensatos se apascenta de estultícia" (Pv. 15:12,14). Ninguém gosta de ser corrigido, mas todos nós precisamos de amigos que nos amam tanto que mostram os nossos erros: "Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos" (Pv. 27:5-6).
     
Paulo mostrou aos coríntios que, mesmo entre pessoas religiosas, é necessário evitar influências negativas: "Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes" (I Co. 15:33). No caso dos coríntios, alguns irmãos estavam espalhando doutrinas falsas, negando a ressurreição dos mortos. O fato de alguém participar de uma igreja ou se dizer cristão não é garantia de uma amizade saudável e edificante.
     
Que tipo de amiga você é?! "O olhar de amigo alegra ao coração; as boas-novas fortalecem até os ossos" (Pv. 15:30). O Amigo é fiel (Pv. 27:10). Amigos verdadeiros não são interesseiros. Companheiros fiéis permanecem juntos nos bons maus momentos: "Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão" (Pv. 17:17).
    
Você tem sido influenciada por más companhias? A Bíblia nos alerta a respeito disso, embora isso não queira dizer que não podemos ter amizades fora da igreja, mas sim que devemos fortalecer nossa mente, para não pecar contra Deus, mas vale ser influenciado pelo Espírito Santo do que por sua melhor amiga!

Sempre manter nossa relação com Deus acima de qualquer amizade humana, confessando a nossa fé no meio de uma geração perversa. Quando se trata de amizade, devemos valorizar qualidade, e não quantidade: "O homem que tem muitos amigos sai perdendo, mas há amigo mais chegado do que um irmão" (Pv. 18:24)... Escolha bem!

Cultive amizades duradouras, faça laços, construa pontes, seja canal, aconselhe, ouça, pondere, seja fiel, ore por aquela sua amiga que brigou com o namorado, que não convive bem com a mãe, ou que não suporta mais o chefe... Seja útil para alguém hoje! Festa do pijama, compras no shopping, troca de maquiagens, pizza, crise de risos (como eu tenho isso!! rs)... Isso é ótimo, mas não se contente... Seja mais e mantenha relacionamentos a 3... Você, o Espírito Santo e o seu Próximo.


por Kamila Figueiredo





Nenhum comentário:

Postar um comentário