28/01/2012

O poder da unidade


Queria escrever sobre um assunto que tem sido bastante ministrado por Deus em nossas vidas no ínicio deste ano nos Jovens e foi tema de um dos estudos levados na célula que acontece na minha casa no ínicio desse ano. A união é um dos focos para a Rede e a igreja como um todo nesse ano e isso, com certeza, vem de Deus.

Algumas perguntas parecem sempre rondar a cabeça de muitos, como: "Porque devo viver em união? porque devo aguentar aquele irmão que não vou muito com o jeito dele? Porque não posso buscar a Deus no meu cantinho?". "É bem mais fácil eu levar a vida quieto no meu canto, correndo atrás das minhas coisas, sem me estressar, sem me preocupar com a vida de outras pessoas!". É mais ou menos assim que você pensa?! Vamos lá, porque eu penso que devemos nos unir?!


Primeiro, porque através da nossa união, Deus Se mostra ao mundo. O mundo vive em discórdia, brigas, invejas, traições, fofocas (isso tem que ser só no mundo). Nós precisamos ser diferentes e mostrar que através de Jesus pode se ter uma vida diferente. "...E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um para que o mundo creia que tu me enviaste.”  João 17:20-26

Em segundo lugar, apesar das experiências com Deus serem individuais, as ações de Deus na maioria das vezes acontecem quando estamos juntos, unidos. "E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;  E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados" Atos 2:1-2. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles." Mateus 18:19-20
Busque a Deus com um amigo, ande junto com alguém. Ex: Davi e Jonatas, Paulo e Barnabé, Elias e Elizeu.
"Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus."

Terceiro motivo para vivermos em união: nós precisamos dizer a mesma coisa, falar a mesma língua. Dentro da igreja precisamos estar unidos em um só propósito, precisamos seguir uma mesma direção e uma das bases para que isso possa acontecer é estarmos submissos a liderança instituida por Deus (Romanos 13:1).
Muitos pensam diferente, muitos tem idéias diferentes, precisamos expôr nossas idéias, mas respeitar o direcionamento da nossa liderança e assim vamos falar uma só lingua.
"Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer."  1 Coríntios 1:10. "Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo; Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós." Efésios 4:5-6

Em quarto lugar, não devemos fazer destinção das pessoas (Tiago 2:1-9). Todas as pessoas tem o mesmo valor para Deus "Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento." Lucas 15:7. Deus escolheu os que eram POBRES para o mundo para que sejam ricos na fé em Deus. Não se engane, meu querido e minha querida, nós somos escolhidos por que eramos POBRES, todos NÓS (Tiago 2:5).

E por último queria falar sobre guerra, não dá pra lutar contra um exército sozinho, dá?! "Assim ajuntaram-se contra esta cidade todos os homens de Israel, unidos como um só homem." Juízes 20:11. Quando Israel se preparava para lutar, a primeira coisa que faziam era unir as tribos e como descreve o versículo anterior deveriam estar unidos como um só homem. Concluímos que para lutar é preciso estar em união. Tem muita gente boa lutando sozinha. Pessoas pregam, evangelizam, oram, lutam contra o inferno, vivem na igreja sozinhas e por isso possuem poucos resultados em suas batalhas. Quando cada um usa seu dom para trabalhar em uma determinada parte do corpo e essas partes se movimentam harmoniosamente, nós nos tornamos muito mais eficazes e  muito mais fortes.

O Reino de Deus precisa do PODER DA UNIDADE. A nossa vida precisa do PODER DA UNIDADE.


por Aquila Rocha


Um comentário:

  1. Kamilinha Figueiredo20 de março de 2012 às 17:09

    Isso que é estar "ligado"...
    Matéria (01/2012), Tema do Jejum IPV (03/2012)!!!

    ResponderExcluir