01/02/2012

Você é de quem?

Boaz perguntou ao capataz dos ceifeiros: "A quem pertence aquela moça?" Rute 2:5

     Quando eu era pequena minha mãe, todos os dias, me fazia duas perguntas-chaves: "Sonhou com o quê?" e "Você é de quem?". As minhas respostas eram sempre: "Sonhei: upa, beijo, carinho, denguinho, agarradinho" (não me pergunte o porquê disso, eu não sei) e "Sou sua" (apontava o dedo pra ela). Isso, quando eu era criança! Eh! Às vezes ela ainda me pergunta isso ((rs))...
     O fato é que eu quero extrair duas importantíssimas "lições" dessas duas perguntinhas: "Com o que você sonha?" e "A quem você pertence?".

Confesso que a história de Rute nunca foi a favorita das minhas meditações, mas hoje, no serviço, Deus me levou até ela. E eu dei uma passeada pelo livro. E o versículo 5 do capítulo 2, "saltou" na tela (bibliaonline.com.br). A pergunta que Boaz fez ao capataz: "A quem pertence aquela moça?". Porque ele fez essa pergunta? E porque Deus fez questão de registrá-la?
     Vamos por ordem! Quem conhece a história, sabe que Noemi era casada e tinha dois filhos, seus dois filhos eram casados com Orfa e Rute. O marido de Noemi, e mais tarde, seus dois filhos, morreram. Deixando-a sozinha. Noemi resolveu voltar para a sua terra Natal: Belém (sim, a cidade natal de Jesus), mas aconselhou suas noras a ficarem. Mas depois de muito chororô, Rute resolveu acompanhar sua sogra. Porquê?!
     1º- Rute tinha uma meta, um PLANO. "Rute, porém, respondeu: "Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti! " Rute 1:16-17  Rute estava certa de seu sonho. Ela estava firme e convicta e ninguém a impediria de realizar o seu intento.
     2º- Rute TRABALHOU incansavelmente (amiga, não espere que as coisas caiam do céu, levante-se! #ficaesperta): "Ela me pediu que a deixasse recolher e juntar espigas entre os feixes, após os ceifeiros. Ela chegou cedo e está de pé até agora. Só sentou-se um pouco no abrigo." Rute 2:7.
     3º- Quando deu de cara com a REALIZAÇÃO, surgiu uma pergunta: "A quem pertence essa moça?". E isso é muito importante, querida. Podemos estar frente a frente com o alvo, com "a faca e o queijo na mão", podemos ter lutado sem fraquejar, mas e quando te questionarem "a quem você pertence?", o que você vai dizer? Se eu e você não pertencemos ao Pai, não temos direito à sua herança.

Conclusão:
     Além de nos mostrar parte da genealogia de Jesus, Rute é também um livro espiritual, cheio de ricas possíveis comparações. Nós estávamos de luto, em pecado ("Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós." 1 João 1:10). Até que o Pai, enviou Jesus para nos trazer vida abundante (João 3:16) e para que pudéssemos voltar a SONHAR.
     Quando esteve na terra, Jesus chamou os sonhadores, os que tinham coragem de ir além ("Tendo acabado de falar, disse a Simão: "Vá para onde as águas são mais fundas", Lucas 5:4), aqueles que não estavam parados ("Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes" Lucas 5:2) e os que estavam dispostos a ser dEle ("Siga-me". Lucas 5:27). E aí?! Você se encaixa nesse perfil?! O Pai quer te presentear, mas você precisa se preparar, trabalhar e ser dEle! Com o que você sonha? Você é de quem?

     Seja uma RUTE!!! 
por Kamila Figueiredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário