por Luis Fernando Xavier
Nas empresas comparações entre cabeça e calda são um alerta para a falta de liderança e como sua falta atinge a todos - Desde o topo da pirâmide até eu e você.
O lance é que entre você e o "topo" existem outros líderes, existem níveis de liderança, e isso é ótimo. Líder não é somente quem está lá em cima, mas também aqueles mais próximos, os líderes de equipe. E a sua função nunca foi tão relevante. Em muitos casos são esses sub-líderes os responsáveis pelo nível de satisfação e produção dos funcionários. Afinal, passamos mais tempo com o chefe do nosso setor do que com o chefe da empresa. Se tivermos um mau líder ao nosso redor, logo, a imagem que temos do todo será prejudicada.
Quando não há um líder claro, quando a liderança está instável, temos um grande problema. O que paralisa os líderes é o medo de dar o primeiro passo, de arriscar fazer o que ninguém ainda fez, de assumir a responsabilidade por um sucesso ou possível fracasso. De não conseguir agradar a todos. Eu sei bem o que é isso.
É aí que a cauda começa a se mexer!
Ou levamos o povo para frente ou a cauda assume a liderança e leva todos, inclusive a cabeça (o líder) na direção oposta. Abaixo listo pra você as consequências disso:
A cabeça é onde fica a visão, que define o rumo a ser seguido de forma clara. A cauda não sabe qual é a visão porque ela parte do líder e, enquanto estamos sem um rumo definido, caminhamos para qualquer outro lugar exceto para onde deveríamos ir. A cauda nunca nos levará para o lugar correto.
As ordens para todo o sistema partem da cabeça, a cauda não recebe nem aceita a direção dada, pelo contrário, quer criar as suas próprias - Só que elas não são baseadas na visão.
Ou a cabeça ou a calda. Um dos dois vai "puxar" as pessoas e ambos possuem influência, espírito de liderança - mas só um é o líder. Um puxa para o lugar certo e outro não. De forma mais óbvia: Se a cabeça não anda e a cauda decide andar, então pode ter certeza que as pessoas irão atrás da cauda, na direção oposta a sua.
E se os dois decidem se mover ao mesmo tempo? Um para frente e outro para trás? Todos ficam parados. Há uma só cabeça e ela precisa se destacar, brilhar, dar direção para que a ordem de submissão chegue a todo corpo, incluindo a cauda.
A pior consequência eu deixei por ultimo:
"... mas o povo não voltou para aquele que o feriu, nem buscou o Senhor dos Exércitos. Por essa razão o Senhor corta de Israel tanto a cabeça como a cauda, tanto a palma como o junco num único dia; as autoridades e os homens de destaque são a cabeça, os profetas que ensinam mentiras são a cauda. Aqueles que guiam este povo o desorientam, e aqueles que são guiados deixam-se induzir ao erro. Por isso o Senhor não terá nos jovens motivo de alegria, nem terá piedade dos órfãos e das viúvas, pois todos são hipócritas e perversos, e todos falam loucuras." Isaías 9:13-17a
Numa perspectiva bíblica quando o líder se deixa levar pela cauda todos sofrem. Todos que estão no corpo, todos que poderiam ser abençoados, perdem só restando o fracasso.
Este é um alerta para você que foi chamado para estar a frente, mas foi mobilizado pelo medo. É hora de agir. Eu escolhi o clássico cat-dog como exemplo de cabeça e cauda porque entre eles você já não consegue mais saber quem deveria estar guiando e quem deveria estar seguindo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário